Chá de Mil-folhas serve para quê?
O Chá de Mil-folhas é uma bebida com propriedades medicinais, utilizada há séculos em diversas culturas pelo mundo. Originária da Europa e Ásia, a planta mil-folhas é conhecida cientificamente como Achillea millefolium e é facilmente encontrada em jardins e áreas rurais em diversos países.
- 1. Quais as propriedades do Chá de Mil-folhas?
- 2. Quais os benefícios do Chá de Mil-folhas?
- 3. Para quem o Chá de Mil-folhas é indicado?
- 4. Para quem o Chá de Mil-folhas é contraindicado?
- 5. Qual a forma correta de preparar do Chá de Mil-folhas?
- 6. Por quais outros nomes a planta mil-folhas é conhecida?
- 7. Curiosidades sobre a planta mil-folhas

1. Quais as propriedades do Chá de Mil-folhas?
O Chá de Mil-folhas é rico em componentes químicos como flavonoides, terpenos e ácidos orgânicos. Além de conter vitamina C, óleos essenciais e taninos.
Esses componentes conferem ao Chá de Mil-folhas suas propriedades medicinais, incluindo ação analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, antiespasmódica e cicatrizante.
2. Quais os benefícios do Chá de Mil-folhas?
O Chá de Mil-folhas apresenta diversos benefícios à saúde, sendo alguns deles:
- Alívio da dor: a boa fama do Chá de Mil-folhas, muito se deve a forte ação analgésica que possui, ajudando a aliviar dores em diversas partes do corpo.
- Redução de inflamações: devido às propriedades anti-inflamatórias, o Chá de Mil-folhas pode ajudar a reduzir inflamações no corpo, como as causadas por artrite, reumatismo e dor de cabeça.
- Estímulo ao sistema imunológico: devido à presença de vitamina C, o Chá de Mil-folhas pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
- Ação cicatrizante: o Chá de Mil-folhas pode ser aplicado em feridas e cortes para auxiliar na cicatrização.
- Redução da ansiedade: o Chá de Mil-folhas Sapresenta propriedades calmantes, podendo ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.
- Auxílio na digestão: o Chá de Mil-folhas pode auxiliar na digestão, pois apresenta propriedades antiespasmódicas e carminativas.
Continua depois da publicidade
3. Para quem o Chá de Mil-folhas é indicado?
O Chá de Mil-folhas pode ser indicado para tratar diversas condições de saúde, entre elas:
- Dores de cabeça e enxaquecas: o Chá de Mil-folhas apresenta propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, podendo ajudar a aliviar dores de cabeça e enxaquecas.
- Problemas gastrointestinais: devido às propriedades antiespasmódicas e carminativas, o Chá de Mil-folhas pode auxiliar no tratamento de problemas gastrointestinais como cólicas, flatul ência e diarreia.
- Problemas menstruais: o Chá de Mil-folhas pode ajudar a aliviar sintomas como cólicas e dores relacionadas ao ciclo menstrual.
- Ansiedade e estresse: as propriedades calmantes do Chá de Mil-folhas podem auxiliar na redução da ansiedade e do estresse.
- Feridas e cortes: devido à sua ação cicatrizante, o Chá de Mil-folhas pode ser utilizado para auxiliar na cicatrização de feridas e cortes.
- Problemas respiratórios: o Chá de Mil-folhas pode ajudar a aliviar sintomas como tosse, bronquite e asma, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Veja também:
4. Para quem o Chá de Mil-folhas é contraindicado?
Apesar dos diversos benefícios, o Chá de Mil-folhas é contra-indicado para algumas pessoas, incluindo:
- Mulheres grávidas: o Chá de Mil-folhas pode estimular o fluxo menstrual e, portanto, deve ser evitada durante a gravidez. Além disso, alguns estudos em animais sugerem que altas doses de mil-folhas podem ser tóxicas para o feto.
- Mulheres em período de amamentação: não há informações suficientes sobre a segurança do consumo do Chá de Mil-folhas durante a amamentação, portanto, é recomendado que as mães evitem o uso do chá durante esse período.
- Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes: o Chá de Mil-folhas pode afetar a coagulação sanguínea, portanto, não é recomendado para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.
- Pessoas com pressão arterial baixa: o Chá de Mil-folhas pode ter efeito hipotensor, ou seja, reduzir a pressão arterial, portanto, deve ser evitado por pessoas que já têm pressão arterial baixa.
- Pessoas alérgicas: indivíduos alérgicos a plantas da família Asteraceae (como a camomila e a margarida) podem apresentar reações alérgicas ao Chá de Mil-folhas.
Continua depois da publicidade
5. Qual a forma correta de preparar do Chá de Mil-folhas?
Siga o passo a passo para obter o máximo das propriedades, tanto o chá feito com folhas secas, quanto com folhas frescas. Confira abaixo as instruções para cada tipo:
Chá de mil-folhas com folhas secas
Ingredientes
- 2-3 gramas de folhas secas de mil-folhas
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
- Coloque as folhas secas de mil-folhas em uma xícara.
- Adicione a água fervente sobre as folhas.
- Deixe as folhas em infusão por cerca de 10 minutos.
- Coe o chá antes de beber.
Chá de mil-folhas com folhas frescas
Ingredientes
- 10-15 gramas de folhas frescas de mil-folhas
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
- Lave as folhas frescas de mil-folhas e amasse levemente.
- Coloque as folhas amassadas em uma xícara.
- Adicione a água fervente sobre as folhas.
- Deixe as folhas em infusão por cerca de 10 minutos.
- Coe o chá antes de beber.
Independentemente do tipo de folha usada, é importante seguir as recomendações de um profissional de saúde e consumir o CHÁ DE MIL-FOLHAS com moderação.
Para obter o máximo das propriedades medicinais da mil-folhas, é recomendado consumir o chá logo após o preparo. Não é recomendado adicionar açúcar ou adoçante, pois isso pode diminuir os benefícios do chá para a saúde.
Ao preparar o CHÁ DE MIL-FOLHAS, é importante ressaltar que o tempo de infusão não deve ultrapassar os 10 minutos, pois isso pode deixar o chá com um sabor amargo e diminuir suas propriedades.

6. Por quais outros nomes a planta mil-folhas é conhecida?
No Brasil
- Mil-em-rama
- Erva-dos-cortadores
- Erva-dos-militares
- Erva-de-carpinteiro (no Nordeste)
- Sete-sangrias (no Nordeste)
- Macela-do-campo (no Sul)
- Quebra-pedra (no Sul)
Em outros países
- Yarrow (Estados Unidos e Reino Unido)
- Achillée millefeuille (França)
- Schafgarbe (Alemanha)
- Millefoglie (Itália)
- Sanguinaire (Canadá)
Continua depois da publicidade
7. Curiosidades sobre a planta mil-folhas
- O nome científico da planta é Achillea millefolium, uma homenagem ao herói grego Aquiles, que, segundo a mitologia, teria utilizado a planta para curar as feridas de seus soldados durante a Guerra de Troia.
- A mil-folhas é uma planta nativa da região do Mediterrâneo, na Europa, Ásia e África do Norte, mas que hoje, acredita-se, estar presente em todo o mundo, uma vez que, cresce em diversos tipos de solos e em condições climáticas variadas, desde climas frios e úmidos até climas quentes e secos.
- A mil-folhas é uma planta perene, ou seja, pode viver por mais de dois anos. Ela floresce durante o verão e é uma ótima opção para jardins e áreas externas.
- Além de suas propriedades medicinais, a mil-folhas também é utilizada na culinária, principalmente em pratos europeus. Suas folhas são utilizadas de forma cuidadosa como tempero para carnes, sopas e saladas.
- A mil-folhas é uma planta considerada “amiga das abelhas”, pois suas flores são uma importante fonte de néctar para esses insetos. Além disso, a planta também é utilizada na produção de mel.
- No folclore europeu, a mil-folhas era utilizada para afastar o mau-olhado e proteger as pessoas contra a inveja e o mal.
O Chá de Mil-folhas é uma opção natural e saudável para quem busca benefícios para a saúde. Pois, as propriedades medicinais da planta mil-folhas possuem diversas curiosidades interessantes e pode ser uma ótima opção para quem deseja cultivar um jardim ou horta.
É importante lembrar que o consumo excessivo do Chá de Mil-folhas pode causar efeitos colaterais indesejáveis, como irritação gastrointestinal e problemas de coagulação sanguínea.
Por isso, é recomendado seguir as doses diárias recomendadas e consultar um profissional da saúde antes de iniciar o consumo do chá ou qualquer outro produto natural. Com as devidas precauções, o Chá de Mil-folhas pode ser uma excelente opção para quem busca uma vida mais saudável e equilibrada.
Pingback: Chá da Folha de Mamão serve para quê? - Chá e Sabedoria | Plantas medicinais
Pingback: Chá de Urtiga serve para quê? - Chá e Sabedoria | Plantas medicinais