BlogChá indicado para

Chá indicado para quem tem gastrite

O chá em questão é o Chá de Espinheira-Santa.

Um homem com as mãos na barriga, demonstrando dor.
Chá indicado para quem tem gastrite

O chá de espinheira-santa é indicado para o tratamento de gastrite por possuir propriedades anti-inflamatórias e anti espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas, tais como queimação, dor abdominal, azia, náuseas e vômitos.

Além disso, também é rico em uma substância chamada mucilagem, que forma uma camada protetora sobre a mucosa do estômago, ajudando a protegê-lo da agressão do ácido gástrico, pois o aumento da produção de muco gástrico, neutraliza a ação do ácido gástrico.

Sendo, ainda, uma boa fonte de antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a proteger as células do corpo contra o dano celular causado pelos radicais livres.

Não bastasse todos esses benefícios no tratamento da gastrite, o chá de espinheira-santa auxilia outros problemas de saúde, por possuir diferentes propriedades medicinais.

Continua depois da publicidade

1. Para que o chá de espinheira-santa é indicado?

  • Resfriados e gripes: pode ser uma ótima opção para tratar resfriados e gripes, pois ele é rico em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a combater os vírus e bactérias responsáveis por essas doenças.
  • Distúrbios digestivos: não apenas gastrite, mas também é indicado para tratar de outros distúrbios digestivos, como úlcera, refluxo e azia. Isso se deve à sua ação anti-inflamatória e ao fato de que ele possui propriedades que ajudam a proteger a mucosa gástrica e a regular o trato intestinal. Além de combater a diarreia, pois possui propriedades adstringentes que ajudam a controlar a eliminação dos resíduos no trato intestinal.
  • Doenças hepáticas: outra área em que o chá de espinheira-santa pode ser útil é na prevenção e tratamento de doenças hepáticas, como a cirrose e a hepatite. Isso se deve à sua ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a proteger o fígado e a evitar danos celulares, e , também, por possuir propriedades que ajudam a regular a produção de bile, um líquido importante para a digestão e a eliminação de toxinas do corpo.
  • Doenças cardiovasculares: o chá de espinheira-santa também pode ser útil para prevenir e tratar doenças cardiovasculares, como o aterosclerose e o infarto do miocárdio. Isso se deve à sua ação anti-inflamatória e antioxidantes, que ajudam a proteger as artérias e a prevenir a formação de placas de gordura. Além de possuir propriedades que ajudam a regular a pressão arterial e a controlar o colesterol ruim (LDL) no sangue.
  • Tosse: O chá de espinheira-santa, também é conhecido por suas propriedades expectorantes, o que significa que ele ajuda a liberar a mucosa das vias respiratórias, aliviando a tosse, sendo eficaz no tratamento de tosse seca e persistente.
  • Estresse e ansiedade: O chá de espinheira-santa também possui propriedades calmantes, o que significa que ele ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Alguns estudos apontam que o consumo do chá pode ajudar a combater a insônia, aumentando a sensação de relaxamento e bem-estar.
  • Menstruação dolorosa: O chá de espinheira-santa é conhecido por suas propriedades analgésicas, o que significa que ele ajuda a aliviar a dor das cólicas menstruais, tornando o período mais confortável.

Continua depois da publicidade

2. Como faz o chá de espinheira-santa?

Siga o passo a passo para o preparo do chá, a fim de obter o máximo de propriedades que a planta oferece.

Modo de preparo do chá de espinheira-santa com folhas secas

  1. Prepare os ingredientes: você precisará de 2 a 3 colheres de chá de folhas secas de espinheira-santa, 1 xícara de água filtrada e, se desejar, mel ou outro adoçante a gosto;
  2. Coloque a água em uma panela e leve-a ao fogo até ferver;
  3. Adicione as folhas secas de espinheira-santa e assim que a água ferver, retire a panela do fogo e adicione as folhas de espinheira-santa à água;
  4. Deixe a infusão descansar, cubra a panela com um pano ou tampa e deixe a infusão descansar por 5 a 10 minutos;
  5. Depois do tempo de descanso, coe a infusão para remova as folhas;
  6. Adoce, se desejar;
  7. Beba, pois o chá de espinheira-santa está pronto para ser consumido, beba enquanto ainda estiver quente para aproveitar ao máximo as propriedades da planta.

Modo de preparo do chá de espinheira-santa com folhas verdes 

  1. Escolha folhas de espinheira-santa frescas, preferencialmente colhidas em dias ensolarados (de preferência), e lave-as cuidadosamente;
  2. Corte as folhas em pedaços pequenos;
  3. Coloque as folhas de espinheira-santa cortadas em uma panela com água e leve ao fogo;
  4. Deixe a água ferver por cerca de 10 a 15 minutos ou até que a cor da água mude para verde escuro;
  5. Retire a panela do fogo e coe o chá, eliminando as folhas.
  6. Adoce, se desejar;
  7. Sirva o chá quente e desfrute de suas propriedades!

Antes de incluir na sua rotina alimentar, consulte um profissional da saúde.

Folhas da planta de Espineira-Santa. Chá para gastrite.
Chá de Espinheira-Santa para gastrite

Leia também:


3. Espinheira-santa no Brasil gastrite

A espinheira-santa é uma planta originária da América Central e do Sul da América do Sul, incluindo países como Colômbia, Equadro e Peru.

Sendo uma planta arbustiva e trepadeira que cresce em climas quentes e úmidos, comumente cultivada em regiões tropicais.

No Brasil é encontrada em vários Estados, como a Amazônia, o Norte e o Nordeste.

No entanto, o Estado que tem a maior concentração de espinheira-santa é o Estado Pará, na região norte do País. A região é conhecida por sua biodiversidade e pela presença de muitas espécies de plantas medicinais, incluindo a espinheira-santa.

Continua depois da publicidade

O chá de espinheira-santa possui propriedades medicinais e terapêuticas comprovadas e é amplamente utilizado no tratamento de problemas gástricos, especialmente a gastrite.

Suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas ajudam a aliviar os sintomas da gastrite, além de possuir outros propriedades que beneficiam quem tem outros problemas de saúde.

Por fim, é importante consultar um profissional da saúde, antes de adotar o chá como hábito, a fim de respeitar a individualidade de cada organismo.