Como preparar o Chá de Gengibre?
A versatilidade do Gengibre, permite que ele seja utilizado tanto na culinária, quanto para fins fitoterápicos.
1. Forma correta de preparar o Chá de Gengibre
Para que todas as propriedades da raiz possam ser absortas pelo corpo, a infusão precisa ser feita da forma correta, apresentamos o passo a passo:
Ingredientes
- Raiz de gengibre fresca (aproximadamente 5 cm)
- 2 xícaras de água
Modo de Preparo
- Escolha um gengibre fresco e com casca firme.
- Lave bem o gengibre e corte-o em fatias finas.
- Ferva 1 litro de água em uma panela.
- Adicione as fatias de gengibre na água fervente.
- Deixe ferver por 5-10 minutos, dependendo do quão forte você quer que o chá fique.
- Retire a panela do fogo e deixe descansar por mais 5-10 minutos.
- Coe o chá em uma xícara ou jarra.
- Adicione mel, limão ou outras especiarias de sua escolha para dar sabor ao chá.
Orientações de Consumo
Você pode consumir o chá de gengibre quente ou frio, de acordo com sua preferência.
- Para adoçar, você pode adicionar mel ou limão, se desejar.
- É recomendado consumir até 3 xícaras de chá de gengibre por dia para obter os benefícios.
- Evite consumir grandes quantidades de gengibre de uma só vez, pois pode causar desconforto estomacal em algumas pessoas.
- Se estiver grávida, amamentando, ou tiver problemas de saúde, é aconselhável consultar um médico antes de consumir chá de gengibre com frequência.
Alguns exemplos de especiarias que podem ser adicionadas são a canela, açafrão, cardamomo e cravo-da-índia.
É importante lembrar que o mel e o limão devem ser adicionados somente após o chá ter esfriado um pouco, para não perderem suas propriedades. Por fim, é só coar e servir o chá de gengibre quente ou frio, de acordo com sua preferência.
O gengibre é um alimento termogênico, o que significa que ajuda o corpo a queimar calorias e gordura.
Continua depois da publicidade
2. Benefícios do Chá de Gengibre
O chá de gengibre é um remédio caseiro conhecido há séculos, sendo usado como um remédio natural para uma ampla variedade de doenças e condições.
O gengibre é uma raiz milenar que é amplamente conhecida por seus benefícios para a saúde. Os principais benefícios do chá de gengibre incluem:
- ajudar na digestão;
- reduzir a inflamação.
3. Ajuda na Digestão
O chá de gengibre é frequentemente usado para aliviar os sintomas digestivos.
- Efeito pró-motilidade: os alimentos se movem mais rápido no trato gastrointestinal, tratando problemas como náuseas, vômitos, gases, cólicas e diarreia.
- Aliviar a indigestão e o inchaço: pois, contém substâncias químicas que podem aliviar o refluxo ácido e a indigestão.
- Aliado na perda de peso: pois tem um efeito diurético que remove o excesso de líquido do corpo.
- Redução da Inflamação: o chá de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir os sintomas de várias condições inflamatórias, incluindo artrite, síndrome do intestino irritável e dores de cabeça.
O gengibre contém gingerol, uma substância química que atua como um anti-inflamatório. Alguns estudos em animais sugerem que o gengibre pode ajudar a reduzir a inflamação da artrite, e outros estudos sugerem que o gengibre pode ajudar a reduzir a dor de cabeça.
4. Efeitos anticoagulantes
O chá de gengibre tem um efeito anticoagulante, o que significa que pode ajudar a impedir que os coágulos sanguíneos se formem.
Isso pode ajudar a prevenir problemas cardíacos, como um ataque cardíaco ou derrame, pois contém substâncias químicas que podem inibir a formação de coágulos sanguíneos e prevenir o endurecimento das paredes das artérias.
Continua depois da publicidade
5. Melhora da Circulação
O chá de gengibre pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, pois contém substâncias químicas que aumentam a taxa de oxigenação do sangue. Aliviando dores nas pernas e pés causados por um mau funcionamento dos vasos sanguíneos.
6. Melhora Colesterol
O chá de gengibre também pode ajudar a reduzir o colesterol, por ser rico em antioxidantes que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).
Também contém gorduras que ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Alguns estudos sugerem que o gengibre pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol em até 12%.
Leia também:
- Como preparar o Chá de Banana?
- Como preparar o Chá de Folha do Maracujá?
- Como preparar o Chá de Casca de Laranja?
7. Prevenir o envelhecimento precoce
O gengibre também contém antioxidantes, como flavonoides, zingerona e gingerol.
Estes nutrientes ajudam a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce.
Além disso, os antioxidantes podem ajudar a melhorar a saúde da pele, prevenindo a formação de rugas e manchas.
Continua depois da publicidade
8. Prevenir câncer
O gengibre possui, ainda, propriedades antifúngicas e antimicrobianas, o que pode ajudar a prevenir e reduzir a inflamação, e auxilia até a prevenir o câncer, pois contém compostos que podem ajudar a inibir o crescimento das células cancerígenas.
O gengibre é uma erva medicinal versátil com muitos benefícios para a saúde, tanto a curto prazo quanto a longo prazo, além de ser seguro e fácil de adicionar à dieta diária.
É importante notar que o chá de gengibre não deve ser usado em vez de medicamentos prescritos por um médico, e que não é adequado para todos.
Pessoas com problema de pressão alta, problemas de estômago, como úlceras ou doenças inflamatórias intestinais, devem consultar um médico antes de usar o gengibre para tratar problemas de saúde. Grávidas e lactantes, também devem evitar o consumo da raiz.
Pingback: Chá da folha de manga serve para quê? - Chá e Sabedoria | Plantas medicinais